Porque os Senadores.

Porque o Senado é a Casa revisora das Leis,
Porque o Senado é o poder que fiscaliza o Executivo e
Porque no Senado deveria estar a experiência a serviço do país.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O crime compensa

Prezados senadores Demóstenes e Taques,


Vamos deixar de lado os mensalões, os mensalinhos e os prefeitinhos que transformam os 40% que pagamos em impostos em nada mais do que 20% para mover o país e olhar somente o caso do Juiz Lalau e Luiz Estevão do grupo OK enrolados na construção do Fórum Trabalhista de São Paulo. Resumindo, depois de quase 20 anos, de um prejuízo de R$ 1,2 bilhão ao povo brasileiro, o Luiz, agora, vai ter que devolver R$ 55 milhões. Compensou ? É claro que compensou, mas não foi só por isso. É que todo esse dinheiro surrupiado, aplicado durante todo esse tempo em letras do tesouro, com certeza rendeu muito mais do que isso. Considerando que as letras do tesouro são nossas e as cedemos em troca dos juros que pagamos ao tomador, chegamos à conclusão que somos tri- burros. Primeiro porque bovinamente nos deixamos roubar, segundo porque levamos 20 anos para cobrar o roubo e por último provemos em juros os recursos que o esperto vai nos devolver e ficar bem lampeiro. Porque isso? Porque tanto tempo? Porque os bens não foram bloqueados num primeiro momento?
Simples, dirão os senhores, é a morosidade da Justiça movida à recursos de todo tipo. Tem jeito de mudar isto? Aparentemente não, pois os que fizeram as leis dos recursos aí no Senado o fizeram pensando nisso e não vão querer mudá-las.
Senhores, aparentemente não tem jeito, mas penso que só aparentemente porque se alguns senadores sérios (existem) reunirem-se em torno de um projeto que torne os crimes contra o interesse coletivo, objeto de celeridade na Justiça, isso acaba. Nada entendo do rito processual, mas creio factível um projeto que não elimine nenhuma possibilidade dos recursos, só que o processo não volta para o final da fila do juiz que fica sentado no processo. Nada disso. Algo que nesses casos, em que o interesse coletivo foi prejudicado, torne os prazos reduzidos ao mínimo e que o processo não pare em nenhuma mesa ou prateleira um único dia até que transitado em julgado.

Senhores, um assassino leva o mal a um grupo de cidadãos, mas um desgraçado que rouba o dinheiro público leva o mal à toda sociedade e provoca muito mais mortes e destruição do que um assassino.

Abraços,
Maltez

Nenhum comentário:

Postar um comentário