Porque os Senadores.

Porque o Senado é a Casa revisora das Leis,
Porque o Senado é o poder que fiscaliza o Executivo e
Porque no Senado deveria estar a experiência a serviço do país.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Direito ou obrigação?

Senhores senadores da Comissão da Reforma Política,


A Constituição no seu Capítulo IV trata dos Direitos Políticos – entendendo-se “direito” como a  faculdade legal de praticar ou deixar de praticar um ato.
Entretanto, o Artigo 14º., inciso 1º. diz que o alistamento e o voto são obrigatórios para quem tem mais de 18 anos. Ora senhores senadores, se é um direito, não pode ser uma obrigação, pois não existe direito obrigado, não é?
Tanto é que dos 203 países onde se vota no mundo, somente 22 obrigam o voto, mas não tratam isso como um direito. Ao menos têm a coerência que os senhores constitucionalistas não tiveram ao escrever a Carta Magna.
A obrigatoriedade do voto só não é mais agressiva que o projeto do senador Magno Malta que dá ao analfabeto o direito de ser eleito pelo nosso voto obrigatório. O Estado e os senhores nos tratam como mentalmente incapacitados.
Há, dos senhores, os que defendem a obrigatoriedade alegando que a maciça participação legitima a eleição. E há os que contraditam dizendo que é melhor uma minoria ativa do que uma maioria passiva. De qualquer modo, o voto obrigatório facilita a compra do sufrágio seja pelas bolsas pagas aos miseráveis ou seja pelo papel moeda alojado nos bolsos.
Uma coisa, porém, precisa ficar clara na reforma política e cabe aos senhores definir se o direito político do voto é um direito ou uma obrigação, pois as duas coisas não pode ser.

Abraços,
Maltez

Nenhum comentário:

Postar um comentário